Balanço do XX Campeonato Africano de Natação da Zona IV em Windhoek, Namíbia. 

No meio de momentos conturbados e repletos de incertezas que o País vive e de alguns desafios encontrados no local, a Selecção Moçambicana de Natação traz na bagagem alegria e orgulho para o país sendo o 4º melhor na Região IV de África!

A selecção nacional de natação composta de 30 atletas regressa ao país esta segunda-feira, vindos de Windhoek, na Namíbia, onde se encontrava a participar no XX Campeonato Africano de Natação da Zona IV, que decorreu na Piscina Municipal de Olympia entre os dias 4 e 7 de Dezembro de 2024.
No evento internacional que contou com a participação de mais de 400 atletas de 15 países da África Austral e Oriental que compõem a Zona IV, Moçambique posicionou-se em 4º lugar na classificação geral, com um total de 1583.5 pontos, logo depois do Zimbabwe com 1707.5 pontos, da República da África do Sul (RAS) com 1765 pontos e da Namíbia (país anfitrião) com 2758 pontos, deixando para trás, o Botswana com 1319 pontos e ainda a Zâmbia, Angola, Maurícias, Seychelles, Madagascar, Uganda, Eswatini, Malawi, Tanzânia e finalmente Comoros, com apenas 2 pontos.
Importa destacar que cada um dos atletas foi essencial para a pontuação que culminou com este resultado, sendo esta a soma dos 806,5 pontos amealhados pela equipa masculina que se posicionou em 3º lugar e dos 761 pontos amealhados pela equipa feminina, que se posicionou em 6º lugar.
A classificação deste campeonato é pelo somatório de pontos, mas destaca-se que Moçambique amealhou um total de 45 medalhas (24 de ouro, 12 de prata e 9 de bronze), tendo ficado em 3º lugar na classificação por medalhas de ouro, logo depois da Namíbia (26) e República da África do Sul (50).
Não obstante alguns constrangimentos vividos pelos atletas, derivados da larga diferença de altitude no local (mais de 1700m acima de Maputo), as temperaturas elevadas e o ar bastante seco, e temperatura da água fria, que dificultavam o nado e criavam dificuldades de respiração, os nossos atletas demonstraram resiliência, confiança e união, superando as dificuldades e entregaram-se de corpo e alma às provas, o que ficou evidenciado pela melhoria de várias marcas pessoais (vulgo PB – Personal Best) a partir da segunda sessão e em vários recordes nacionais quebrados. O espírito de equipa e a claque estiveram em alta, contribuindo para a transmissão de força aos atletas que se faziam à água.
O quadro de medalhas da seleção Moçambicana foi aberto pelas braçadas da atleta do escalão dos Masters, Ana Rosa Araújo, que no primeiro dia conquistou 2 medalhas de ouro, nas provas de 800m Livres e 50m Bruços, melhorando ambas as marcas.
Outras conquistas do primeiro dia foram 1 medalha de ouro na prova de 100m Costas (Kaio Faftine de 18 anos), 1 medalha de prata na prova de 100m Costas (Angela Chicumbe, de 12 anos), e 2 medalhas de bronze nas provas de 50m Bruços (Estela Massingue de 12 anos e Gonçalo Basto, de 12 anos). Moçambique conquistou ainda alguns 4º e 5º lugares, nomeadamente pelos atletas Kaio Faftine (800m Livres, no escalão dos 15 anos e mais velhos), Lawrence Assubuji (50 Bruços e 100m Costas, no escalão dos 11-12 anos), Nemzi Albino (50m Bruços no escalão dos 15-16 anos), e Mason Cohen (50m Bruços no escalão dos 15-16 anos).
No segundo dia da competição, a selecção de Moçambique começou o dia em grande, conquistando logo 1 medalha de ouro e 1 de prata na prova de 200m Bruços, respectivamente pelas atletas Estela Massingue e Ângela Chicumbe, no escalão dos 11-12 anos. Na mesma prova, em masculinos, Lawrence Assubuji conquistou 1 medalha de bronze, enquanto Kenzou Mabombo ficou na 5ª posição, tendo ambos melhorado as suas marcas. Kaio Faftine conquistou mais uma medalha de ouro, desta vez na prova dos 200m Costas no escalão dos 17-29 anos. Na segunda sessão do dia, a atleta infantil Ângela Chicumbe amealhou mais uma medalha para o País, tendo obtido uma medalha de ouro na prova dos 200m Livres. Na mesma prova, no escalão dos 17 -29 anos, Moçambique somou mais medalhas pelos atletas Hugo Barradas (ouro) e Kaio Faftine (prata). Seguiram-se as medalhas de Whato Pioris (ouro) e Gonçalo Basto (prata) na prova dos 50m Mariposa, no escalão dos 11-12 anos. Mais adiante, o atleta Cleyton Munguambe conquistou 1 medalha de ouro na prova de 50m Mariposa do escalão dos 17-29 anos, na qual o Hugo Barradas ficou em 4ª posição. Por fim, importa destacar as duas medalhas de ouro conquistadas pela atleta Master Ana Rosa Araújo.
No terceiro dia da competição, Hugo Barradas abriu o quadro de medalhas para Moçambique ao se posicionar em 3º lugar (medalha de bronze) na prova de 400m Livres, no escalão dos 17-29 anos, tendo sido seguido pela atleta Ana Rosa Araújo que conquistou a medalha de ouro na mesma prova, no escalão dos Masters. Seguiram-se as provas de 100m Mariposa, onde Gonçalo Basto e Whato Pioris conquistaram medalhas de prata e bronze, respectivamente no escalão dos 11-12 anos, e posteriormente Cleyton Munguambe que conquistou ouro na mesma prova, no escalão dos 17-29 anos. Na segunda sessão do dia, a chuva de medalhas continuou. Kwicia Nchumali e Lawrence Assubuji ganharam medalhas de prata na prova dos 50m Costas, do escalão dos 11-12 anos, respectivamente em femininos e masculinos enquanto Kaio Faftine conquistou medalhas de ouro nas provas de 50m Costas e 100m Bruços no escalão dos 17 aos 29 anos. Seguiu-se a prova de 100m Bruços, na qual Estela Massingue e Angela Chicumbe amealharam medalhas de ouro e bronze, respectivamente, no escalão dos 11-12 anos, enquanto Lawrence Assubuji conquistava 1 medalha de prata na mesma prova, em masculinos. Nemzi Albino posicionou-se em 3º lugar na prova dos 100m Bruços, no escalão dos 15-16 anos, conquistando 1 medalha de bronze. Na prova de 50m Livres, a atleta infantil Angela Chicumbe voltou a conquistar 1 medalha de ouro, enquanto Whato Pioris conquistou 1 medalha de prata na mesma prova, em masculinos, ambos no escalão dos 11-12 anos. A fechar o dia, Ana Rosa Araújo ganhou 1 medalha de ouro na prova de 100m Bruços no escalão dos Masters.
No 4º e último de dia de provas, a equipa deu tudo de si e as medalhas começaram a cair na prova de 200m Mariposa, pelas braçadas do atleta Cleyton Munguambe que conquistou 1 medalha de bronze no escalão dos 17-29 anos. Angela Chicumbe conquistou mais 1 medalha de ouro na prova dos 100m Livres no escalão dos 11-12 anos, enquanto na mesma prova no escalão dos 17-29 anos em masculinos, Hugo Barradas e Cleyton Munguambe conquistaram prata e bronze, respectivamente. Seguiram-se as provas de 200m Estilos e a Atleta Angela Chicumbe voltou a subir ao pódio para receber 1 medalha de prata enquanto nesta mesma prova em masculinos, Gonçalo Basto e Lawrence Assubuji ficaram em 4º e 5º lugares, respectivamente. Kaio Faftine volta a assegurar 1 medalha de ouro na prova de 200m Estilos, no escalão dos 17-29 anos. A fechar o dia, Ana Rosa Araújo ganhou mais 1 medalha de ouro na prova de 100m Livres no escalão dos Masters.
Adicionalmente, os Organizadores destacaram os melhores atletas da competição por escalão, e coube à atleta feminina Angela Chicumbe o prémio (Victrix Ludorum) no escalão de 12 anos e mais novos e ao atleta masculino Kaio Faftine, o prémio de melhor atleta (Victor Ludorum) no escalão dos 17 e mais velhos.

Recordes

Nesta competição, foram batidos 7 recordes nacionais de categoria, nomeadamente 5 pelas atletas Infantis Angela Chicumbe (100m Costas, 50m Livres e 100 Livres) e Estela Massingue (200m Bruços e 100m Bruços), 1 pelo atleta Sénior Kaio Faftine na prova de 50m Costas e 1 recorde de Estafetas no escalão 13-14 anos em Femininos na prova de 4×100 Estilos pelas atletas Aline Costa, Estela Massingue, Marta Mpfumo e Angela Chicumbe. Destacam-se os recordes individuais:

Angela Chicumbe:  100m Costas, com o tempo de 1:16.11, 50m Livres com o tempo de 30.07 e 100m Livres, com o tempo de 1:05.51.

Estela Massingue: 200m Bruços, com o tempo de 3:05.15 e 100m Bruços com o tempo de 1:25.27.

Kaio Faftine: 50 Costas, com o tempo 27.94 (este também recorde do CANA Zona IV)

Estafetas

Moçambique abre e fecha o quadro de medalhas das provas de Estafetas com medalhas de Ouro!

Na última prova do 1º dia, com a bancada a vibrar, Moçambique conquistou 1 medalha de ouro em masculinos no escalão dos 15 anos e mais velhos, na estafeta de 4×100 Estilos composta pelos atletas Kaio Faftine, Mason Cohen, Cleyton Munguambe e Hugo Barradas, terminando este primeiro dia em grande festa, apesar de todos os desafios vividos.
No segundo dia do campeonato, Moçambique conquistou mais 1 medalha em estafetas, desta vez em 4×100 Livres, tendo a estafeta composta pelos atletas masculinos Cleyton Munguambe, Hugo Barradas, Mason Cohen e Kaio Faftine conquistado 1 medalha de prata no escalão dos 15 anos e mais velhos.
No mesmo escalão, a estafeta masculina composta pelos atletas Kaio Faftine, Hugo Barradas, Elmer Marcos e Cleyton Munguambe, voltou a colocar a bancada ao rubro no último dia do campeonato, posicionando-se em 1º lugar numa prova bastante renhida de 4×50 Livres, que viu a Namíbia a posicionar-se em 2º lugar e Angola em 3º.
A Selecção Nacional, guiada pela treinadora Ana Filipa Chaby Lobo, está de parabéns pela sua fantástica prestação!
Por último, agradecimentos especiais vão aos patrocinadores da Selecção, a destacar a Ronil Auto, Sports Mania, PRIMA Seguros, e aos Clubes de Natação, aos pais, familiares e amigos da natação que uniram esforços para assegurar a deslocação da equipa à Namíbia e ainda à Federação Moçambicana de Natação (FMN) por todo o apoio na interligação com a sua congénere na Namíbia relativamente à gestão de toda a logística.

ÁGUAS ABERTAS

Importa referir, que oito atletas também participaram em circuitos de águas abertas, de 5km, 3km ou 1km, no dia 8 de Dezembro na albufeira de Oanob, tendo Moçambique ficado em 4ª posição dentre 7 países participantes. A atleta Moçambicana Sara Guerreiro obteve uma medalha de bronze, ao concluir o circuito de 3km em 3º lugar, com o tempo de 53:23.59 no escalão feminino dos 16 – 18 anos. Três atletas Moçambicanos conseguiram ainda posicionar-se em 4º lugar, nomeadamente Bruno Ferreira e Ana Beatriz Domingues, no escalão dos 16-18 anos, no circuito de 5km e Rihanna Issufo (de 13 anos) no circuito de 3km.

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.